Padre Paolo Parise – Nascido em Marostica, no nordeste da Itália, ele começou a trabalhar com essa causa no sul daquele país em 1984 auxiliando moradores do norte da África que cruzavam o Mediterrâneo em botes atrás de uma vida melhor na Europa. Chegou ao Brasil em 1992 e atuou em missões no Guarujá, no litoral paulista, e no Grajaú, na Zona Sul, antes de se instalar no endereço atual.

Construída em 1940, a Paróquia Nossa Senhora da Paz nasceu  originalmente para atender à colônia italiana. Ligada à congregação católica scalabriniana — cujo objetivo é oferecer assistência a imigrantes —, passou a acolher comunidades coreanas, vietnamitas, africanas e latinas a partir de 1968.

Não são apenas os hóspedes que vêm de diversas regiões do mundo. Ao lado do italiano Parise, atuam na missão o colombiano Luis Espinel, o mexicano Alejandro Cifuentes e o brasileiro Antenor Dalla Vecchia. No apoio, um time de 39 funcionários e vinte voluntários trabalha em diferentes tarefas, como obtenção de documentos, atendimento psicológico, ministrando cursos de português e fazendo contato com empresas dispostas a oferecer emprego.

Desde 2008, 53 300 estrangeiros receberam ajuda no local. “Acolher essas pessoas, entendendo sua história e identidade, dá a oportunidade de construir uma cidadania universal”, diz Parise. “Precisamos vê-las como uma possibilidade de aprendizado de uma nova cultura.”